O Instituto Helibras está promovendo o projeto Roda de Conversa “Asas do Futuro”, que leva funcionários da empresa até escolas da rede pública para ministrar palestras sobre carreira e mercado profissional para mobilizar os colaboradores para a prática do voluntariado voltado à comunidade e despertar nos jovens o interesse pela aviação.
Na última terça-feira, 25, o inspetor aeronáutico Otávio Nascimento conversou com os estudantes da Escola Estadual Major João Pereira, em Itajubá (MG). Otávio apresentou seu trabalho, as atividades diárias do seu setor e respondeu às dúvidas dos jovens entre 15 e 18 anos.
Essa foi a segunda palestra do projeto. A primeira foi realizada por uma equipe de RH, que abordou o mercado de aviação, as possibilidades e necessidades da indústria aeronáutica. “O objetivo é estimular os alunos a procurarem profissões diferentes daquelas mais comuns e despertar um possível interesse em jovens que tenham vocação para a área de aviação”, comenta Lia Maciel, gerente do Instituto Helibras.
Em abril, haverá a apresentação de um técnico de Ensaios em Voo e, no mês seguinte, será a vez de um profissional de segurança de voo. As palestras serão realizadas uma vez por mês, até o final do ano, sempre com a colaboração voluntária de um profissional da Helibras.
Além de incentivar a prática do voluntariado e interatividade com a comunidade, o projeto segue os pilares do Instituto Helibras em apoio aos “Oito Objetivos do Milênio” definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo com programas de educação, capacitação e inclusão de crianças e jovens nas regiões onde a empresa atua.